sábado, 10 de abril de 2010

Desenvolvimento Motor

Desenvolvimento motor estuda o processo de mudança no comportamento motor. Ela é de fundamental importância para o conhecimento do desenvolvimento humano em seu três aspectos: psicossocial (afetivo e ambiental), cognitivo e motor, propriamente dito.
Devemos considerar todos os aspectos das trocas, que ocorrem no decorrer da vida, que nós comumente experienciamos através da idade e as trocas intelectual, social e emocional. Este conhecimento permite estabelecer o desenvolvimento de atividades apropriadas que facilitem aprendizagem de todo o movimento especializado, assim como, diagnosticar casos que o desenvolvimento anormal ou atípico necessitem intervenção motora. O desenvolvimento motor é considerado permanente, que se inicia na concepção e vai até a morte. Segundo este conceito, cada indivíduo tem capacidades específicas em cada área de desempenho, que envolvem habilidades motoras e seu desempenho, interagindo complexamente com o desenvolvimento cognitivo e afetivo. Outro aspecto deste conceito é a individualidade, pois cada indivíduo tem época peculiar para a aquisição de habilidades motoras, e que as faixas etárias típicas representam, apenas escalas de tempo aproximadas, nas quais certos comportamentos são analisados.
A maturação foi abordado, segundo Gallahue, por Arnold Gessel ( 1928, 1954) em seus estudos de crescimento e desenvolvimento, enfatizando os componentes físicos e motores do comportamento humano.






Teoria Ambiental




Foi desenvolvida, segundo a visão do desenvolvimento como uma interação entre forças biológicas, sociais e culturais, pelas quais os indivíduos estão continuamente aumentando suas habilidades. Nesta teoria, o processo de desenvolvimento motor é realizado ao longo da vida, através de todos os recursos, estímulos, fatores orgânicos, modos e hábitos de vida que o indivíduo recebe. Isto possibilitará a ele ter uma vida mais dinâmica, mais especializada e mais independente, pois utilizará vários recursos de suas habilidades motoras, ou seja, se especializará em determinadas habilidades motoras, ou não o que o tornará com uma vida mais restritiva, utilizando suas habilidades motoras ao nível médio, de uma maneira mais limitada.




Teoria Ecológica




A teoria ecológica de Bronfenbrener (1979) já fala que não é o ambiente comportamental que prediz o comportamento, mas sim a interpretação que o indivíduo faz sobre o ambiente. Ele coloca os contextos ambientais em sistemas: microssistema ( a família, a escola, o bairro eo grupo de amigos de um indivíduo); o mesossistema ( interação entre vários ambientes dentro dos macrossitemas); o sistema externo ( ambientes sociais, nos quais o indivíduo não desempenha papel ativo, mas é afetado por suas decisões); o macrossitema ( a cultura na qual o indivíduo existe); e o cronossitema ( os eventos históricos-sociais da vida de um indivíduo).É influenciado por todo um complexo de contextos ambientais, que alterarão o processo de desenvolvimento, no que acarretará padrões de movimentos únicos e diferenciados, dependendo de como o indivíduo recebe.



A Montanha do Desenvolvimento Motor




Jane Clark e Jason Metcalfe (2002) construíram uma analogia para o desenvolvimento humano, chamada de A Montanha do Desenvolvimento Motor - Metáfora que é uma adequada metáfora para as conquista da aprendizagem no decorrer dos anos, é expressada em um processo sequencial e cumulativo, e é influenciada pelas habilidades individuais, tão bem como, pelas diferenças individuais no contexto e prática. O pico da montanha representa conclusão da meta do desenvolvimento motor, ou seja, o alcance da ação da habilidade motora.
Este modelo está composto de seis períodos do desenvolvimento motor. Ela inicia com período reflexivo, depois vem o período pré-adaptado, período modelo ou padrão fundamental, período do contexto-específico, período da habilidade total e período da compensatório.divíduo recebe e processa estas informações externas.






Um comentário:

  1. Oi querida Élida,
    Gostei do teu blog. Achei muito interessante o assunto sobre desenvolvimento pré-natal e desenvolvimento motor. Parabéns! beijos

    ResponderExcluir